(66) 3426-3753 alge@algelagro.com.br

Produtos: Linha Fos

Fosfito na agricultura

O fosfito é um composto derivado do ácido fosforoso (H3PO3).

Possui alta olubilidade em água e em solventes orgânicos, sendo absorvido mais rapidamente pelas folhas e também raízes das plantas, promovendo benefícios nutricionais e incrementos na produção. Os fosfitos agem na proteção das plantas de forma direta (agindo sobre diversos microrganismos), e de forma indireta na indução da fitoalexina.

Fitoalexinas são compostos antimicrobianos de baixa massa molecular, capazes de reduzir ou impedir a atividade de agentes patogênicos. Os fosfitos têm a capacidade de estimular a produção de fitoalexinas, que são sintetizadas em inclusões citoplasmáticas próximas ao local da tentativa de penetração do patógeno.

Sua ação nos fungos se dá por desorganização dos conteúdos celulares, ruptura da membrana plasmática e inibição de enzimas fúngicas.

Além da ação protetora, os fosfitos favorecem a absorção de nutrientes catiônicos como potássio (K), cálcio (Ca), manganês (Mn), cobre (Cu), ferro (Fe), zinco (Zn) e magnésio (Mg). Apresentam alta sistemicidade, ou seja, são rapidamente absorvidos pelas plantas, por meio de raízes, folhas e córtex do tronco, sendo translocado para as regiões dreno (flores e frutos).